GRI 416-1
Nosso Serviço de Controle de Infecção do HUVC monitora as IRAS, (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), o que permite que os processos assistenciais sejam aprimorados e diminuindo a chance de evento adversos. Com isso, o serviço acompanha e orienta o seguimento de medidas de prevenção em uso de dispositivos invasivos e protocolos, que visam o seguimento de ações para reduzir ou extinguir a chance do paciente desenvolver uma infecção.
O nosso processo é baseado nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera a necessidade de higienização das mãos, por todos os profissionais de saúde, em cinco momentos diferentes, incluindo antes e depois de qualquer contato com o paciente. É realizado acompanhamento, orientação e incentivo contínuo à adesão a essa prática de prevenção com os profissionais que prestam assistência, como também aos familiares, em todos setores, com maior ênfase em setores com pacientes mais vulneráveis.
Entre medidas para prevenção, utilizamos de educação continuada e envolvimento dos profissionais as medidas de prevenção. Utilizamos de dinâmicas demonstrativas e lúdicas para melhor entendimento das equipes. O controle de infecção realiza acompanhamento pós-cirúrgico, através de ligação e/ou mensagem.
O serviço busca melhoria contínua nos processos. Contamos com um manual de prevenção com orientações aos profissionais, como educação contínua. Além disso, é disponibilizado ao paciente e familiares orientações para cuidados com a ferida operatória como medida de prevenção em seu domicílio.
É de grande importância o envolvimento do paciente e família junto à equipe de saúde podendo assim, contribuir com a segurança do seu próprio cuidado. O Controle de infecção orienta paciente e família sobre higiene de mãos e medidas de precaução. Com isso tirando várias dúvidas, que são tabus sobre processo infeccioso e consequentemente humanizando o cuidado.
GRI 416-1
Contamos com serviço de Traumato-ortopedia 24h que surgiu a partir da necessidade dos clientes que não possuíam esse serviço na região. Para a implantação do novo serviço, foram investidos na capacitação de colaboradores, médicos e na aquisição de mesas cirúrgicas e intensificador de imagem que possibilitam a realização de procedimentos de forma mais rápida e segura. Esse serviço é o primeiro e único de toda região do Vale do Caí e vizinhança.
GRI 416-1
Conquista da Acreditação Nível II da ANS – Em Maio de 2019, fomos certificados com o Nível II do “Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde”. Este reconhecimento é dado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e visa a excelência em Planos de Saúde. Foram avaliados a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, além do desempenho dos profissionais e a gestão dos prestadores credenciados. Também foi avaliado o resultado da satisfação dos usuários. Esta conquista destaca ainda mais o trabalho da cooperativa.
A busca por essa certificação da Operadora teve início em julho de 2018.Foi realizado um diagnóstico interno junto a uma empresa homologada pela ANS. Ao final desta avaliação, foram levantados os principais pontos que deveriam ser readequados. De posse desse diagnóstico, foi montado um comitê formado por colaboradores de diversas áreas, que, semanalmente, se reuniam para trabalhar essas questões, levando o que precisava ser feito até todos os colaboradores. Após nove meses de trabalho, a mesma empresa foi novamente chamada e cooperativa acabou atingido um nível de excelência em todas as áreas avaliadas.
A direção da Unimed Vale do Caí reuniu os colaboradores da Operadora para prestar uma homenagem. Cada um recebeu um pin especial como conhecimento ao trabalho realizado. “Essa importante conquista só veio com o apoio de todos vocês (colaboradores)”, destacou o presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Everton Machado Bochi. “Isso reforça ainda mais o nosso objetivo, que é atender cada vez melhor os nossos clientes”, enfatizou.
Ainda em 2019, o Hospital Unimed Vale do Caí, (HUVC), passou por avaliações de manutenção da Acreditação Hospitalar, pela Organização Nacional de Acreditação, (ONA), por meio do órgão certificador, bem como manteve a certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a qual foi concedida pela Surgical Review Corporation (SRC), além dos Selos de Sustentabilidade Prata da Unimed do Brasil.