Cuidar é... ...estar presente

Comunidades Locais

GRI 103-2
Possuímos programas de estímulo à cuidados com a saúde, gerenciados por meio da área de Medicina Preventiva. Estes programas e ações estão alinhados ao 7º Princípio do Cooperativismo, que se refere ao Interesse pela Comunidade.

Curso de Gestantes

GRI 102-40; GRI 413-1
GRI 102-44
A participação no Curso de gestantes foi muito interessante e as palestras tiveram temas importantes. Por ser minha segunda gestação pude compartilhar algumas experiências com as demais participantes e ao mesmo tempo me enxergar nas mães de primeira viagem com suas dúvidas e inseguranças tornando o ambiente harmônico e de aprendizado mútuo.
Participante do Curso de Gestantes | Natália Alves e Souza

Saúde e segurança do cliente

GRI 103-2
A Cultura da Segurança do Cliente vem se fortalecendo a cada dia no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). Todos os colaboradores tem acesso a Plataforma de Notificação de Eventos Adversos. As notificações são encaminhadas para os gestores das áreas ou Diretores Técnicos e Administrativo, para verificar o ocorrido. Perante esta análise, são elaboradas ações que minimizem os impactos. Os planos são monitorados pelo Núcleo de Segurança do Paciente. O núcleo tem um papel importante nas capacitações para as equipes do HUVC. Ele atua de forma educativa e orientadora com o principal objetivo de o paciente estar no centro do cuidado. Isso foi potencializado desde a adesão ao Jeito de Cuidar Unimed.
O Jeito de Cuidar Unimed foi inspirado no manifesto da marca, que fala dos valores e da crença da Unimed. Os valores de uma organização, nascem com seus fundadores e são perenizados através de três conceitos fundamentais: vocação, cooperação e cuidado. Esses valores devem ser compartilhados por todos os colaboradores, cooperados e prestadores, compondo a alma do Sistema Unimed, em busca do cumprimento de um propósito comum: cuidar de pessoas.

2º Encontro dos Prematuros da UTI Neonatal do HUVC

A atividade, alusiva ao Novembro Roxo, serviu para lembrar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. O evento foi realizado no quiosque do HUVC e reuniu, além da equipe da UTI Neonatal, os familiares e as crianças que passaram pela unidade desde sua reinauguração, no dia 1º de fevereiro de 2016. Foi um dia para lembrar as conquistas e vitórias, além de compartilhar histórias de muita luta e superação, além da confraternização entre as famílias.

UTI Neonatal do HUVC

A UTI Neonatal Dra. Evely Rabello Drummond, do nosso Hospital, foi reinaugurada em 1º de fevereiro de 2016. A UTI Neo recebeu o nome da pediatra Evely Drummond (falecida em 2016) em homenagem à dedicação e ao empenho que a médica exerceu em sua profissão

A menor paciente, a maior vitória

GRI 102-44
Prematura de 24 semanas, Antonella chegou com 615g para ser o maior desafio até o momento. Apesar de contarmos com uma equipe especializada, um prematuro extremo sempre requer uma atenção redobrada. Foram dias de muito trabalho e cuidado com o bem tão precioso dessa família. Dias de alegria, comemorando cada etapa vencida e cada grama adquirida, culminando com a tão esperada alta para a sua casa. Um desafio e uma conquista que veio através do excelente trabalho em equipe”.
Depoimento | Dra Augusta Luize Harff - Pediatra e Neonatologista
Responsável técnica da Uti Neonatal HUVC
GRI 102-44
O primeiro filho de um casal sempre gera um misto de sentimentos, que vai da euforia e alegria, ao mais profundo sentimento de impotência, ainda mais quando se é pego de surpresa com a notícia após consulta médica de que seu primeiro filho inevitavelmente nascerá antes do tempo, ou melhor, bem antes do tempo, no nosso caso com apenas 24 semanas e três dias de gestação, e agora? O que fazer? Graças a Deus primeiramente e as equipes de médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem extremamente competentes, tanto do Centro Obstétrico quanto da UTI Neo Natal do Hospital Unimed Vale do Caí, nossa história foi de muito sucesso, nossa pequena Antonella (pequena mesmo) nasceu aos 18 dias do mês de maio de 2018, com apenas 615g e 30cm, ficamos 87 dias internados e contamos com todo o suporte e acolhimento humano necessário para que pudéssemos superar todos os obstáculos que ocorreriam nesse período. Com a graça de Deus e a competência médica necessária, hoje estamos aqui para contar um pouco dessa história e sobre tudo, AGRADECER por tudo que fizeram por nós, um forte abraço à todos, Cristiano, Nina e Antonella.
Depoimento da cliente| Carine Delavi, Cristiano da Silva e Antonella

Sentindo na Pele

GRI 416-1
Entre as ações que realizamos ao longo de 2019 para estimular a reflexão sobre a empatia com os nossos clientes, podemos citar o Sentindo na Pele. A iniciativa foi realizada com os colaboradores do Hospital Unimed Vale do Caí. Na ocasião, eles tiveram a experiência de um paciente, principalmente no que se refere a situações em que o paciente fica exposto à riscos de lesão por pressão (lesões de pele), barulho, e privação alimentar. A experiência procura gerar empatia com a condição do paciente.

Semana da Qualidade e Segurança do Paciente

GRI 416-1
A sensibilização e engajamento de todos é essencial para evolução da Cultura de Segurança e alcance de resultados cada vez mais expressivos. A Semana da Qualidade e Segurança cumpre esse objetivo ao promover um evento científico e uma semana de palestras e atividades sobre o tema. No ano de 2019, a Semana da Qualidade e Segurança ampliou o escopo e congregou ações voltadas não somente para Segurança do Paciente, mas também à Inovação e a entrega de valor ao paciente.
Como tema do evento científico, elencou-se falar sobre Inovação com propósito de Segurança, disseminando a cultura da qualidade e segurança para todos os colaboradores.

Adesão ao aplicativo
Dr. Rafael

GRI 102-40; GRI 416-1
O app é baseado nas 6 metas de segurança, no qual possibilita o cliente avaliar as práticas realizadas pelos profissionais de saúde, com o intuito de gerar segurança e bem-estar durante o período de hospitalização.

Prevenção e controle de infecção

GRI 416-1
Nosso Serviço de Controle de Infecção do HUVC monitora as IRAS, (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), o que permite que os processos assistenciais sejam aprimorados e diminuindo a chance de evento adversos. Com isso, o serviço acompanha e orienta o seguimento de medidas de prevenção em uso de dispositivos invasivos e protocolos, que visam o seguimento de ações para reduzir ou extinguir a chance do paciente desenvolver uma infecção.
O nosso processo é baseado nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera a necessidade de higienização das mãos, por todos os profissionais de saúde, em cinco momentos diferentes, incluindo antes e depois de qualquer contato com o paciente. É realizado acompanhamento, orientação e incentivo contínuo à adesão a essa prática de prevenção com os profissionais que prestam assistência, como também aos familiares, em todos setores, com maior ênfase em setores com pacientes mais vulneráveis.
Entre medidas para prevenção, utilizamos de educação continuada e envolvimento dos profissionais as medidas de prevenção. Utilizamos de dinâmicas demonstrativas e lúdicas para melhor entendimento das equipes. O controle de infecção realiza acompanhamento pós-cirúrgico, através de ligação e/ou mensagem.
O serviço busca melhoria contínua nos processos. Contamos com um manual de prevenção com orientações aos profissionais, como educação contínua. Além disso, é disponibilizado ao paciente e familiares orientações para cuidados com a ferida operatória como medida de prevenção em seu domicílio.
É de grande importância o envolvimento do paciente e família junto à equipe de saúde podendo assim, contribuir com a segurança do seu próprio cuidado. O Controle de infecção orienta paciente e família sobre higiene de mãos e medidas de precaução. Com isso tirando várias dúvidas, que são tabus sobre processo infeccioso e consequentemente humanizando o cuidado.
GRI 416-1
Contamos com serviço de Traumato-ortopedia 24h que surgiu a partir da necessidade dos clientes que não possuíam esse serviço na região. Para a implantação do novo serviço, foram investidos na capacitação de colaboradores, médicos e na aquisição de mesas cirúrgicas e intensificador de imagem que possibilitam a realização de procedimentos de forma mais rápida e segura. Esse serviço é o primeiro e único de toda região do Vale do Caí e vizinhança.
GRI 416-1
Conquista da Acreditação Nível II da ANS – Em Maio de 2019, fomos certificados com o Nível II do “Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde”. Este reconhecimento é dado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e visa a excelência em Planos de Saúde. Foram avaliados a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, além do desempenho dos profissionais e a gestão dos prestadores credenciados. Também foi avaliado o resultado da satisfação dos usuários. Esta conquista destaca ainda mais o trabalho da cooperativa.
A busca por essa certificação da Operadora teve início em julho de 2018.Foi realizado um diagnóstico interno junto a uma empresa homologada pela ANS. Ao final desta avaliação, foram levantados os principais pontos que deveriam ser readequados. De posse desse diagnóstico, foi montado um comitê formado por colaboradores de diversas áreas, que, semanalmente, se reuniam para trabalhar essas questões, levando o que precisava ser feito até todos os colaboradores. Após nove meses de trabalho, a mesma empresa foi novamente chamada e cooperativa acabou atingido um nível de excelência em todas as áreas avaliadas.
A direção da Unimed Vale do Caí reuniu os colaboradores da Operadora para prestar uma homenagem. Cada um recebeu um pin especial como conhecimento ao trabalho realizado. “Essa importante conquista só veio com o apoio de todos vocês (colaboradores)”, destacou o presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Everton Machado Bochi. “Isso reforça ainda mais o nosso objetivo, que é atender cada vez melhor os nossos clientes”, enfatizou.

Ainda em 2019, o Hospital Unimed Vale do Caí, (HUVC), passou por avaliações de manutenção da Acreditação Hospitalar, pela Organização Nacional de Acreditação, (ONA), por meio do órgão certificador, bem como manteve a certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a qual foi concedida pela Surgical Review Corporation (SRC), além dos Selos de Sustentabilidade Prata da Unimed do Brasil.
GRI 102-44
Certamente um dos momentos de maior alegria e emoção neste período como diretor da Unimed Vale do cai foi quando fomos certificados pela ANS com a Acreditação das operadoras de saúde. Foi um trabalho incrível desenvolvido por uma equipe que cativou e inspirou todos da operadora a buscar a excelência. Ver a emoção no rosto de cada colaborador quando o resultado da avaliação foi positivo trouxe aquela sensação de dever cumprido em fazer todos sentirem-se felizes em seu trabalho.
Depoimento da Unimed Vale do Caí | Ronaldo Carissimi