Nosso relatório

Para a construção de nosso relatório 2019, mantivemos a matriz de materialidade que foi concebida em 2018 a partir do cruzamento das percepções internas e externas de nossos públicos estratégicos. A partir disso, por meio dos indicadores dos temas materiais, coletamos as informações para o processo de relato em conjunto com as áreas de nossa cooperativa.
Diante do resultado derivado deste mapeamento, temos a ciência de quais públicos devemos buscar o engajamento, devido a priorização realizada com base nos critérios relacionados.
GRI 102-42
Seguimos a mesma metodologia adotada no ano de 2018 para a priorização dos públicos.

GRI 102-45; GRI 102-52
Nosso relatório é anual e contém informações relacionada ao conjunto de nossa atuação como operadora de planos de saúde suplementar, refletindo sobre nosso estrutura e recursos próprios utilizados.

GRI 102-46
No processo de construção do relato, nos baseamos em nossa Matriz de Materialidade concebida por meio do cruzamento das percepções Internas e externas.

Internas:
Externas:
  • Clientes
  • Comunidade do entorno
  • Cooperados
  • Força de trabalho
  • Fornecedores
  • Governo e Sociedade
  • Meio Ambiente

Esse resultado foi obtido por meio da aplicação de questionários presenciais em dezembro de 2018.

Neste processo, a consulta primária foi realizada junto às nossas liderança, onde foram identificados em cada um dos seis blocos de temas relacionados pela GRI (Econômico; Ambiental; Social – Laboral, Direitos Humanos, Sociedade e Responsabilidade sobre o Produto/Serviço) os aspectos mais relevantes sob a perspectiva interna, sendo os mesmos submetidos a consulta externa para a identificação e priorização.


GRI 102-47
Como resultado desta consulta (interna e externa) a matriz apresentada evidencia os pontos convergentes entre a consulta interna e externa, sendo considerados como prioritários/materiais para o processo de relato os seguintes temas apresentados no sentido horário da maior relevância para a menor relevância.
GRI 102-48 | GRI 102-49
Não foi constatada a necessidade de alterações/reformulações de informações já reportadas, assim como não ocorreram alterações significativas quanto ao escopo e limites de aspectos utilizados anteriormente.


GRI 103-1
Após definidos os temas, foram verificados seus possíveis impactos dentro e fora da organização, recebendo a classificação apresentada na tabela a seguir:
Dentro
Assunto
Fora
X
Não Discriminação
X
X
Dsempenho Econômico
X
X
Saúde e Segurança do Cliente
X
X
Práticas de Segurança (Segurança Patrimonial)
X
Efluentes e Resíduos
X
X
Água
X
X
Presença no Mercado
X
X
Relações Trabalhistas
X
X
Saúde e Segurança no Trabalho
Comunidade Locais
X
X
Treinamento e Educação