Cuidar é... ...ter atitude

Relações trabalhistas

GRI 103-2
Somos signatários de acordos coletivos com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Montenegro (SINDISAÚDE) e com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (SERGS), mas não constam cláusulas específicas relacionadas a prazos mínimos para comunicação de mudanças operacionais.
GRI 402-1
Comunicamos as mudanças no acordo coletivo de trabalho para os colaboradores, quando apresentam impacto coletivo (através de murais, e-mails e reuniões) ou individual (através do contrato individual de trabalho e seus respectivos aditivos) mesmo não havendo especificação de prazo para esta ação.

Saúde e segurança no trabalho

Conforme a Norma Reguladora (NR) 5, somente nosso Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) necessita constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) baseado em grau de risco e número de funcionários. Entretanto, as ações de segurança contemplam toda nossa cooperativa.

GRI 103-2
De forma ativa, A CIPA realiza reuniões mensais, para discutir as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e /ou neutralizar esses riscos, preservando a saúde e integridade física dos nossos colaboradores e de todos os que interagem com nossa cooperativa.
GRI 403-1
GRI 103-02
Ações realizadas pela CIPA

Sala e Ressonância Magnética

Poltronas sem apoio para cabeça, podendo ocasionar acidentes com a abertura da porta de correr
Poltronas com apoio para cabeça. Risco minimizado.

Tubulação de vapor da Lavanderia

Tubulação de vapor exposta. Risco de queimadura.
Tubulação de vapor com proteção térmica. Risco minimizado.

Adesivo para as janelas do salão Gestão de Pessoas

Solicitando que feche os vidros no final do expediente devido à chuva.

Sinalizações de trânsito

A CIPA também encaminhou à Prefeitura Municipal de Montenegro uma solicitação de alteração do local da faixa de segurança, sinalização de velocidade de 40Km/h pintada no asfalto, alteração do ponto de ônibus para frente do hospital e forma de redução de velocidade dos veículos na Avenida Júlio Renner (em frente hospital). Todos os pedidos foram atendidos.
Sinalização de velocidade de 40Km/h pintada no asfalto.
Alteração do local da faixa de segurança.
Alteração do ponto de ônibus

Taxa de Absenteísmo: 1,34%
por número de horas devido a diversidade de cargas horárias

GRI 403-2
Todo acidente é comunicado após o ocorrido ao líder do setor e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT. É realizado investigação envolvendo SESMT, CIPA e responsável do setor envolvido.
Não tivemos nenhum caso de acidente fatal e de doenças ocupacionais em nossa instutuição

A principal causa de acidentes foi referente ao trajeto, o que devido a MP 905/2019 os acidentes de trajeto deixam de ser considerados de responsabilidade da empresa. Não havendo necessidade de registro.

Devido a não ocorrência de casos com doenças ocupacionais tanto para homens quanto para mulheres, nossa taxa de doenças ocupacionais é zero.
Número de óbitos - zero
GRI 403-4
Conforme acordos coletivos fornecemos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sem ônus ao empregado. Conforme o Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (SERGS) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Montenegro (SINDISAÚDE), os acidentes de trabalhos são formalizados e comunicados na forma da lei aplicável. Também são aplicáveis cláusulas de insalubridade, atestados médicos e benefícios do plano de saúde.

Treinamento e Educação

GRI 404-1
GRI 404-2
Os principais temas abordados em nosso programa de treinamento anual 2019 foram:
  • MBA Liderança Estratégica de Negócios em Cooperativas (turma II de 2018 a 2020);
  • Instrumentação Cirúrgica
  • NRs de Segurança
  • Formação CIPA
  • Interpretação de Requisitos ONA
  • Brigada de Incêndio
  • Encontro dos Profissionais de Atendimento
  • Palestras sobre Ética
  • Humanização
  • Segurança do Paciente, etc
GRI 103-1
Comunicamos as mudanças no acordo coletivo de trabalho para os colaboradores, quando apresentam impacto coletivo (através de murais, e-mails e reuniões) ou individual (através do contrato individual de trabalho e seus respectivos aditivos) mesmo não havendo especificação de prazo para esta ação.

GRI 103-2
O público-alvo são colaboradores com mais de 50 anos que estejam aposentados ou próximos ao período de aposentadoria. O principal objetivo do programa é conscientizar esses colaboradores sobre a necessidade de adotarem atitudes que possibilitem identificar uma nova forma de viver após a transição de vida e carreira e que consigam identificar alternativas para um envelhecimento ativo durante sua aposentadoria.

Não discriminação

GRI 406-1
Em nossa cooperativa possuímos canais para recebimento de denúncias. Elas podem ser feitas pelo Comitê de Ética da Enfermagem, Comitê Técnico Disciplinar, Plataforma de Notificações de Eventos Adversos (voltados para o público interno). Nossa cooperativa conta ainda com Pesquisas de Satisfação, sites da Unimed Vale do Caí e Unimed Brasil, página da Unimed Vale do Caí no Facebook e o setor de Relacionamento com o Cliente (SRC), onde realizamos atendimento presencial, por telefone e por e-mail (ambos os canais voltados para os públicos internos e externos).

Já para o tratamento de denúncias, são utilizados os Comitê de Ética da Enfermagem e Comitê Técnico Disciplinar (ambos voltados para o público interno) e o setor de Relacionamento com o Cliente (para os públicos interno e externo).

No ano de 2019, tivemos o registro de dois incidentes internos relacionados à discriminação de gênero e orientação sexual. Esses incidentes foram tratados seguindo as diretrizes e valores defendidos pela cooperativa, como o respeito, ética e valorização das pessoas, por exemplo.
GRI 103-2

De modo preventivo, sempre abordamos a temática da não discriminação na integração dos novos colaboradores, na Política Interna de Gestão de Pessoas, no Formulário de Solicitação de Contratação e no link “Trabalhe Conosco” que consta no site da Unimed Vale do Caí (www.unimed.coop.br/web/valedocai/trabalhe-conosco).