Seviços - Unimed Vale do Caí

Cirurgia Bariátrica - Histórico

          A obesidade é considerada hoje um importante problema de saúde pública no mundo todo. No nosso estado já temos 50% da população com sobrepeso (pré-obesidade) e 15% com Obesidade, e a cirurgia da Obesidade tem uma longa história de desenvolvimento, pois desde a década de 50 quando um cirurgião percebeu que ao diminuir o estomago de pacientes obesos, por outros motivos – úlcera, perfuração- estes pacientes tinham perda de peso importante no pós operatório. Mas estas observações só foram melhor estudadas e a cirurgia utilizada para tratar obesidade a partir da década de 80. Inicialmente a cirurgia era de altíssimo risco e somente indicada para pacientes com uma obesidade muito severa. Com o passar dos anos, aumento da experiência, desenvolvimento de novas técnicas e melhora de equipamentos a cirurgia começou a se tornar mais segura e podia ser indicada a uma parcela maior de pacientes obesos mórbidos.

           A partir dos anos 2000, com a introdução das equipes multidisciplinares de atendimento ao paciente obeso e a consagração da cirurgia de redução do estômago (Gastroplastia ou Bypass Gástrico) a segurança e a efetividade da cirurgia cresceram ainda mais, tornando-se um tratamento efetivo e seguro para a Obesidade Mórbida, aceito por vários especialista do mundo inteiro.

           Hoje em dia a Cirurgia Bariátrica é considerada o único tratamento realmente efetivo para perda de peso e manutenção ao longo dos anos, já tendo-se uma experiência sólida de mais de 20 anos com essa cirurgia.