Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional - EMTN

       

       A atuação da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional é um trabalho conjunto que visa garantir o acompanhamento multiprofissional aos pacientes, contribuindo para sua boa evolução clínica e nutricional. Ela é composta por médico, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro.
       No Hospital Unimed Vale do Caí já existia informalmente esta atuação pela própria necessidade do cuidado com a terapêutica oferecida ao paciente. Agora apenas está sendo formalizado e sistematizado com reuniões semanais para elaboração de protocolos e definição da conduta multiprofissional.
       Ao médico cabe indicar e prescrever a dieta de acordo com a via mais indicada, garantindo os registros da evolução e dos procedimentos médicos. Ao nutricionista, a avaliação, acompanhamento da evolução nutricional e a prescrição dietética do paciente contemplando tipo, composição e quantidade de nutrientes requeridos, bem como supervisionar a preparação, conservação e transporte da dieta. Ao farmacêutico cabe a resolução dos problemas de incompatibilidade e estabilidade das medicações, prevenir contaminações e garantir a segurança e eficácia do tratamento, bem como atuar na interação droga-nutriente. Ao enfermeiro, fica a responsabilidade da manutenção e a segurança da via de administração da dieta, seja via oral (pela boca), por sonda ou parenteral (na veia). Acompanha a conservação da dieta por via enteral ou parenteral até o momento da administração dentro de rígidos princípios de assepsia e padronização de equipamentos para administração. 
       A partir do mês de junho de 2012, a EMTN passa a contar com um material impresso, que orientará os pacientes que recebem alta do Hospital Unimed. O conteúdo foi desenvolvido pela equipe, em parceria com o setor de Marketing e pode ser acessado tanto pela Intranet, como pelo site da Unimed Vale do Caí.

              
Integrantes da Equipe:
Enfª. Claudia Lima da Silva
Enfª. Fabiane Marostega (SCIH)
Enfª. Fernanda Prevedello Cherobini
Nut. Cristiane Junges
Farm. Márcio R. Jung.