Centro Cirúrgico

        O Centro Cirúrgico está localizado próximo ao CTI adulto, às Alas de Internação e do Pronto Atendimento. Possui 3 salas de cirurgia equipadas para a realização de diversos procedimentos das seguintes especialidades: neurocirurgia, urologia, traumatologia e ortopedia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, cirurgia torácica, otorrinolaringologia, entre outras. Conta com equipe médica, de anestesiologia, de enfermagem e higienização altamente capacitada e em constante atualização. Dispõe de equipamentos de anestesia modernos, torres para realização de videocirurgias, monitores multiparamétricos, intensificadores de imagem, bomba de infusão, entre outros. Utiliza sistematicamente o Ckecklist Intraoperatório, que reforça a segurança e qualidade na realização dos procedimentos.

        A Recuperação Pós-anestésica é dividida em duas salas com 12 leitos pós-operatórios. Ambas possuem monitores multiparamétricos, oxímetros de pulso, bomba de infusão, camas com proteção e trava, televisor, carro de emergência com desfibrilador cardíaco, entre outros. É utilizada a musicoterapia para estimular a recuperação dos pacientes, além de cuidados pós-operatórios específicos. Conta com equipe especializada e em contante aperfeiçoamento.

        O Centro de Materiais e Esterilização é divido em três áreas de trabalho: área de recebimento e lavagem, área de preparo e esterilização e área de armazenamento e distribuição. Todo material médico-hospitalar passível de reprocessamento é higienizado e preparado nesta unidade de trabalho. Nesta, é realizada a limpeza mecânica e automatizada, desinfecção, inspeção, seleção, preparo e esterilização de materiais médico-hospitalares para o atendimento a paciente de todos os setores do hospital. O CME dispõe de equipamentos, tais como: lavadora ultrassônica, autoclaves de vapor saturado sob pressão e híbrida, seladoras, incubadoras, entre outros. Conta com equipe especializada e em contante aperfeiçoamento.