Sipat: conhecimento para prevenção de acidentes





Enfermeira Nélvi Barreto falou sobre tuberculose na palestra de abertura


"Junto de você, a Cipa se faz presente, cuidando de você na prevenção de acidentes". A frase do zelador Selomar Stumpf dos Santos, escolhida para representar a 17ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) da Unimed Vale do Caí, resumiu todo o evento. De 23 a 27 de outubro, os colaboradores e médicos da cooperativa acompanharam diversas palestras e atividades voltadas à prevenção de acidentes e ao cuidado com a saúde.


Na abertura do evento, no dia 23 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) recepcionou os participantes e agradeceu a presença de todos. “Nosso objetivo com a Sipat é a prevenção de acidentes. E, para isso, precisamos da consciência de todos”, destacou a presidente da Cipa, Tatiani da Silva.


A palestra de abertura falou sobre “Tuberculose, Cuidados e Estatísticas”. Ministrada pela enfermeira Nélvi Barreto, responsável pelo Programa Municipal de Controle de Tuberculose em Montenegro, a atividade abordou o que é a doença, formas de transmissão, panorama de casos, entre outras informações.


Prevenção em todos os aspectos


O objetivo da Sipat é promover a conscientização sobre a prevenção em todos os aspectos. Para isso, a programação contou com assuntos diversos, desde noções de primeiros socorros e segurança no trânsito, até cuidados pessoais, abordando Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a importância da atividade física.


Atividades diferentes




Esquete "Topa Tudo por Segurança" divertiu os colaboradores (Foto: Láparo Produções)


Além das palestras, a Sipat também contou com momentos de descontração. Na quinta-feira (26 de outubro), o esquete “Topa Tudo por Segurança” divertiu os colaboradores, com um espetáculo humorístico, baseado no programa sucesso da televisão brasileira que trouxe um divertido game de perguntas e respostas abordando saúde e segurança do trabalho. 


Na Sipat também foram sorteados diversos brindes e, para encerrar, um almoço especial foi servido no refeitório do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC).




Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e técnicos de Segurança do Trabalho



 



06/11/17 - 10:56:37