Cooperados da Unimed Vale do Caí participam de Congresso de Auditoria em Saúde





Ronaldo Caríssimi e Paulo Webster


A auditoria, atualmente, é a ferramenta mais importante em uma operadora de saúde para regulação dos gastos cada dia maiores em relação à assistência médica. Para estar sempre atualizada quanto ao assunto, a Unimed Vale do Caí esteve representada pelo médico Ronaldo Caríssimi, coordenador de auditoria da cooperativa, no 12º Congresso Unimed de Auditoria em Saúde. O evento, realizado de 20 a 22 de setembro, em Florianópolis, teve como tema “Auditoria como ferramenta para a melhoria da Qualidade da Assistência em Saúde”. O congresso é promovido pela Unimed do Brasil e abrange todas as singulares e federações do País.


O evento busca promover a importância do papel do auditor em saúde para a sustentabilidade do negócio e a segurança do paciente. De acordo com Caríssimi, o diferencial é aplicar corretamente os recursos em terapias que tragam melhorias com custo adequado e, principalmente, com qualidade. “Novas tecnologias e tratamentos são englobados todos os dias e cabe à auditoria avaliar a eficácia. Hoje procura-se avaliar a qualidade do atendimento prestado e não mais somente o custo dele“, explica.


Para ele, o congresso também possibilita compartilhar novas ferramentas de controle de gestão de custos assistenciais, em conjunto com todo o Sistema Unimed. “A Unimed Vale do Cai é vista como referência em Sistema de Auditoria e Controle e a participação em um congresso nacional busca trazer conhecimentos que ofereçam sustentabilidade à cooperativa”, ressalta.


Cooperado também ministra palestra


A Unimed Vale do Caí também foi representada durante a apresentação das palestras. Na sexta-feira (22), o médico cooperado Paulo Webster, diretor de Regulação, Monitoramento e Serviços da Unimed do Brasil e diretor Operacional e de Intercâmbio da Federação Unimed RS, participou da palestra Boas Práticas de Auditoria Unimed Mercosul. Durante a atividade, ele destacou a importância das questões regulamentares e legais da auditoria. A palestra também contou com representantes das federações do Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina.



 



26/09/17 - 10:00:06