Encontro reúne paciente pós-bariátricos da Unimed Vale do Caí





Atividade foi realizada no quiosque do Hospital Unimed Vale do Caí


A Unimed Vale do Caí promoveu o 6º Encontro dos Pacientes Pós-Bariátricos da cooperativa no último sábado (16). A iniciativa é realizada anualmente pela Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Unimed Vale do Caí. O objetivo do encontro é realizar o acompanhamento dos pacientes e das famílias, além de promover uma atividade que estimule o cuidado e eleve a autoestima após o procedimento.


A tarde de atividades teve início com uma aula de zumba ministrada pelo professor Eduardo Pereira. Os participantes também realizaram a dança da cadeira e a brincadeira de estoura-balão. O grande destaque do encontro, porém, foi o concurso promovido entre os pacientes.


Concurso escolhe Mister, Miss e Miss Simpatia Bariátrica


Para reconhecer o esforço com o tratamento pós-bariátrico, os pacientes participaram de um concurso que elegeu o Mister, a Miss e a Miss Simpatia da Bariátrica. Os critérios utilizados para a escolha foram: comprometimento com o tratamento, evolução na perda de peso, postura e criatividade na passarela. Os vencedores foram Deco de Vargas, como Mister; Anne Nunes Maciel, como Miss; e Beth Araújo, como Miss Simpatia.


Além do Dr. Cacio Wietzycoski, também estiveram presentes os seguintes integrantes da equipe multidisciplinar: Dra. Aline D'Avila, endocrinologista; a enfermeira Bariátrica Cristina Oliveira; a psicóloga Patrícia Cruz; as nutricionistas Caroline Drummond e Grasiane Garbellotto; e as fisioterapeutas Silvia Barcelos e Cristiane Reinheimer. O evento contou com o apoio da Unimed Vale do Cai, da Jomhédica Norte Produtos Médicos Hospitalares, Vi Eventos e professor Eduardo Pereira. Confira fotos do encontro na página da Unimed Vale do Caí no Facebook.


Encontros seguem as diretrizes da SBCBM e a Legislação do Conselho Federal de Medicina 1942/2010


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) determina que seja feito com o paciente acompanhamento pré e pós-operatório, por no mínimo dois anos. A Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Unimed Vale do Caí realiza encontros, periodicamente a cada semestre, com atividades e palestras de temas relacionados à cirurgia.


Os encontros também seguem o Protocolo de Psicologia, um documento aprovado pela Comissão Técnico-Científica da SBCBM que estabelece diretrizes para a Assistência Psicológica de pacientes bariátricos. Desde 2011, quando o procedimento começou a ser oferecido na Unimed Vale do Caí, em torno de 400 cirurgias já foram realizadas.



 



22/09/17 - 09:40:27