UTI Neonatal do HUVC recebe doação de polvinhos de crochê para bebês internados




Artesãs entregaram polvinhos no HUVC


O Comitê de Humanização do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) recebeu no último dia 9 de agosto mais de 30 polvinhos confeccionados por artesãs montenegrinas no Projeto “Octo - Um polvo de amor”. Os polvos de crochê estão sendo utilizados junto aos bebês internados na UTI Neonatal do hospital, em uma ação que visa reduzir o estresse dos pequenos pacientes e auxilia na humanização do atendimento deles. A parceria surgiu após reunião entre os integrantes do Comitê e as artesãs.


Por que polvos de crochê?


A utilização de polvinhos junto aos bebês internados na UTI Neonatal do HUVC teve início este ano. A iniciativa, porém, surgiu em 2013, na Dinamarca, com um grupo de voluntários, e sugere que os polvos sejam colocados dentro da incubadora, junto aos bebês prematuros. Relatos de profissionais de saúde de UTIs neonatais indicam que o uso dos polvos aumenta a sensação de acolhimento, ajudando a acalmar os bebês e a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos.


É importante destacar que a utilização dos polvos não substitui, de forma alguma, a presença e o contato com a mãe e o pai. Esse contato é fortemente incentivado para auxiliar na recuperação dos bebês e apresenta comprovações científicas dos benefícios que proporciona.


23/08/17 - 14:24:12