Semana da Qualidade e Segurança do Paciente destaca principais implantações no HUVC




Dr. Ronaldo Carissimi


O último dia de atividades da 1ª Semana da Qualidade e Segurança do Paciente da Unimed Vale do Caí destacou as principais implantações do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) ao longo dos últimos anos. Na última sexta-feira (4), os colaboradores assistiram à palestra “Por que acreditar?”, ministrada pelo Dr. Ronaldo Carissimi. “A Semana da Qualidade mostra que somos bons no que fazemos”, afirmou.


Durante a palestra, foi apresentada a campanha “Em Busca da Acreditação Hospitalar” voltada para o engajamento de colaboradores e cooperados em razão da importância da Acreditação Hospitalar para a cooperativa. “O HUVC é um hospital pioneiro e este é um momento importante. Os colaboradores estão participando da construção da Acreditação Hospitalar”, enfatizou Carissimi.


A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Ela constituiu essencialmente um programa de educação continuada. Os principais benefícios são a melhoria contínua, a diminuição de retrabalho, a integração entre os setores e processos, o controle de processos e compromisso com o resultado, a identificação de riscos e oportunidades, o diferencial competitivo pessoal e a credibilidade curricular. No HUVC, o diagnóstico da Acreditação irá acontecer nos dias 18 e 19 de setembro.


Ao longo da apresentação, também foram destacadas algumas melhorias que aconteceram no HUVC ao longo dos últimos anos. Entre os principais avanços conquistados estão a implantação da nova pulseira de identificação do paciente, a notificação de eventos adversos, por meio de sistema desenvolvido pela T.I., a implantação de check-list de cirurgia segura, o plano de evacuação do paciente, a classificação de risco no acolhimento, critérios de internação e alta do CTI Adulto, a definição de protocolos assistenciais (TEV, PAV, Profilaxia para Cesárea) e a implantação do termo de consentimento informado para transfusão de sangue.


07/08/17 - 13:47:30