Evento promove debate sobre saúde da mulher




Presidente da cooperativa, Dr. Paulo Sehn, lembrou a importância das mulheres


A Unimed Vale do Caí realizou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a atividade “Mesa Redonda Saúde da Mulher”, no plenário da Câmara de Vereadores de Montenegro. O evento reuniu médicos cooperados e especialistas para debater assuntos com foco na saúde do público feminino, além de apresentar à comunidade o novo Serviço de Mastologia da cooperativa, o Unimama. Em sua saudação inicial, o presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Paulo Sehn, lembrou a importância das mulheres em todas as fases das nossas vidas. 


Foram abordados cinco temas referentes à prevenção e ao diagnóstico de doenças que acometem as mulheres. O ginecologista e mastologista Dr. Túlio Farret abriu as apresentações do evento com o tema “Prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo do útero”; em seguida, a oncologista Dra. Fernanda Pruski Ramos falou sobre “Tratamento oncológico das neoplasias de mama e colo uterino”. Logo após, o ginecologista Dr. Rogério de Barros Macedo apresentou a palestra “Como prevenir o aparecimento do Câncer de Colo Uterino”. 


A “Reconstrução Mamária. Opções de técnicas cirúrgicas” foi abordada depois pelo cirurgião plástico Dr. Antônio Menin. Para encerrar as apresentações, a psicóloga, Maria Paulina Pölking, coordenadora do Grupo Amigas do Peito Unimed Vale do Caí, realizou uma retomada das atividades do grupo que completou 10 anos no dia 12 de março. 


Em seguida, foi disponibilizado ao público presente um momento para realizar perguntas aos profissionais e esclarecer dúvidas. A Mesa Redonda Saúde da Mulher integrou a programação da Semana da Mulher Montenegrina, promovida pela Câmara de Vereadores de Montenegro.


Unimed Vale do Caí apresenta novo serviço


Durante a atividade, também foi realizado o lançamento do Unimama, o Serviço de Mastologia da Unimed Vale do Caí, que vai proporcionar às usuárias os serviços de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama em nível de excelência. Composto por diversos profissionais, de diferentes áreas, o Unimama vai atuar com foco no diagnóstico, tratamento, acompanhamento e reabilitação dessas pacientes. 


O grupo de profissionais realizará reuniões mensais para discussão de casos clínicos, além de troca de informação e atualização a respeito do câncer de mama. “Estamos criando uma estrutura para dar apoio e acolhimento para as pessoas que estão em tratamento”, explicou Sehn. “Queremos mostrar a importância que a Unimed dá ao assunto, afinal, a finalidade da cooperativa é levar saúde para as pessoas”, disse.


10 anos do Grupo Amigas do Peito


Durante o evento, a coordenadora das “Amigas” e psicóloga, Maria Paulina Pölking foi homenageada e recebeu uma placa para lembrar os dez anos do Grupo Amigas do Peito. Presente na fundação do grupo, em 2007, Paulina relembrou o processo de implantação da iniciativa e destacou o reconhecimento alcançado pelo grupo junto à comunidade. “A gente sempre busca que a cor rosa seja sinônimo de cuidado, de prevenção para incentivar, principalmente, as mulheres; que olhando nossas Amigas lembrem da importância da prevenção, de realizar a mamografia, mas também de entusiasmo e motivação”, afirmou Paulina.


20/03/17 - 10:03:02