Unimed Vale do Caí: cinco anos realizando Cirurgia Bariátrica




Aniversário foi comemorado em jantar de confraternização que reuniu a equipe multidisciplinar


No dia 30 de janeiro deste ano, a Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) comemorou o aniversário de cinco anos da primeira cirurgia bariátrica. Nesse período, o HUVC investiu fortemente no Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e os integrantes da equipe buscaram qualificação cada vez mais especializada no cuidado ao paciente obeso. 


Essas medidas levaram ao crescimento exponencial dos números da cirurgia no HUVC. “Prova disso é que no primeiro ano da equipe, em 2012, foram realizadas pouco mais de 30 cirurgias da obesidade, todas pela técnica aberta. Já nos últimos dois anos, foram realizadas mais de 100 cirurgias anuais e 100% por videolaparoscopia (sem corte)”, evidencia o cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo Dr. Cácio Wietzycoski, coordenador da equipe. “Esse aniversário marca a consolidação da equipe como referência em tratamento da obesidade no Estado”, completa.


HUVC é pioneiro na implantação do Balão Gástrico Spatz


Pioneiro e inovador, o HUVC foi o primeiro hospital no Estado a fazer o implante do Balão Gástrico Spatz, único ajustável e liberado para ser utilizado por um ano (os outros balões podem ser usados apenas por seis meses). A Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HUVC comemora os cinco anos com muito orgulho dos resultados alcançados até o momento. “Vislumbramos mais e mais anos de crescimento e melhora constante, visando sempre a excelência no atendimento e o alto grau de satisfação dos pacientes”, afirma Wietzycoski. 


O início da cirurgia bariátrica na região


Em setembro de 2011, tiveram início os atendimentos clínicos aos pacientes obesos de Montenegro e região que tinham intenção de realizar a cirurgia bariátrica. Após a formação da equipe multidisciplinar e o preparo adequado dos primeiros pacientes, no dia 30 de janeiro de 2012, foi realizada a primeira cirurgia bariátrica da região, no HUVC. 


A cirurgia bariátrica no HUVC representa hoje um serviço de alta qualidade e eficiência, realizando procedimentos com alto nível de segurança, ótimos resultados e atendimento completo e de excelência. Já são aproximadamente 400 cirurgias bariátricas realizadas no HUVC e em torno de 60 balões gástricos implantados para tratamento da obesidade. Além da cirurgia bariátrica, o tratamento da obesidade com uso do balão intragástrico também tem papel de destaque na equipe.


20/02/17 - 14:36:48