Evento lembra a importância da prevenção ao diabetes






Atividade foi realizada em parceria com o Lions Clube Montenegro São João


No Brasil, atualmente, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Com o objetivo de alertar a comunidade e promover a conscientização para a prevenção da doença, a Unimed Vale do Caí, em parceria com o Lions Clube Montenegro São João, realizou mais um evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. 


Nos turnos da manhã e da tarde, na última quarta-feira (16), foram entregues materiais informativos com dicas de prevenção ao diabetes e adesivos alusivos à data, na Recepção Central do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). Com participação da Medicina Preventiva e de nutricionistas da cooperativa, que elaboraram os materiais de divulgação sobre a diabetes e sobre a quantidade de açúcar presentes em alimentos consumidos no dia a dia. “Buscamos levar essas informações aos visitantes e colaboradores, visando a conscientização para evitar alimentos que podem causar diabetes”, explica a nutricionista Carolina Rabello Drummond. As fotos do evento estão disponíveis na fanpage da Unimed Vale do Caí.


Vilões do dia a dia


Entre os produtos apresentados estavam o pão francês (25 gramas de açúcar em sua composição), o refrigerante em lata (30 gramas de açúcar) e a lata de achocolatado em pó (300 gramas de açúcar). Lembre-se: a quantidade recomendada para consumo de açúcar é de 50 gramas por dia!


Conscientização também para colaboradores


Para os colaboradores da cooperativa, a atividade de conscientização foi realizada em frente ao refeitório do HUVC, durante o horário de almoço. Foram distribuídos os informativos e apresentadas as quantidades de açúcar nos alimentos. As nutricionistas Carolina Rabello Drummond, Luana Corrêa e Monique Motta auxiliaram na decoração do refeitório com balões e círculos azuis (símbolo da campanha que significa a união; a cor azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas). 


Os colaboradores também foram convidados a participar do sorteio de caixas de produtos zero açúcar. Os vencedores foram Ernestina Rodrigues (CTI), Luan Mateus Ost (Lavanderia), Mara Graziela Andrade de Motta (Diagnóstico) e Adriana S. Amaral (DP).


Parceria com o Lions Clube Montenegro São João


Há sete anos a Unimed Vale do Caí realiza eventos alusivos à data em parceria com o Lions Clube Montenegro São João. “Esta parceria se consolida no apoio à comunidade. Todo ano promovemos esse evento em locais diferentes e procuramos atingir vários públicos”, destaca Roberto Bido, coordenador da área da saúde do Lions Montenegro São João e coordenador do Laboratório da Unimed Vale do Caí. “Já fizemos caminhadas, teste de glicose na praça, avaliação da taxa de glicose em asilos, escolas, na APAE, oficina de alimentos com receitas para pessoas com Diabetes. Informando e ajudando na prevenção e colaborando com os cuidados das pessoas com Diabetes”, lembra Bido. A entidade Lions realizou ações em 206 países ao redor do mundo lembrando o Dia Mundial do Diabetes, contribuindo na prevenção e na divulgação de informação, colaborando para a qualidade de vida das pessoas.


O que é diabetes?


Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.


Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.


Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.


Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)


18/11/16 - 16:36:56