Uma semana dedicada à segurança no trabalho




Dr. Paulo Sehn falou na abertura do evento sobre a importância da segurança


Buscando conscientizar os colaboradores e reforçar a importância dos cuidados preventivos, teve início na manhã de ontem (17) a 16ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) da Unimed Vale do Caí. Ao longo de toda a semana, no Anfiteatro do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), nos turnos da manhã e da tarde, serão realizadas palestras com foco na prevenção de acidentes e na promoção da qualidade de vida.


Na abertura do evento, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Carlos Alberto Soares, agradeceu a presença de todos. Em seguida, o presidente da cooperativa, Dr. Paulo Sehn, falou sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.


Direção defensiva como aliada na prevenção de acidentes de trânsito




Eng. de Segurança do Trabalho Roberto Carlos Cardozo


A primeira palestra da Sipat 2016 abordou o tema “Direção Defensiva”, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Roberto Carlos Cardozo. O objetivo, segundo Cardozo, foi apresentar um assunto que atinge de forma geral o público. “O trânsito está presente diariamente na vida das pessoas, independentemente do fato de dirigirem ou não”, ressaltou. Ele apresentou dados sobre acidentes de trânsito – quem em 2012, chegaram a mais de 44 mil mortes, além de dicas de cuidados ao volante. 


* Responsáveis pelos acidentes:


90% - falha humana


6% - falha nas vias


4% - falha mecânica (veículo)


* As falhas humanas são representadas por três grupos:


Imprudência – o condutor se expõe a riscos de forma desnecessária, sem medir as consequências. Exemplo: dirigir alcoolizado, falando no celular ou com sono.


Negligência – é o descaso, displicência ou desleixo de quem conhece as regras, mas não dá importâncias. Exemplo: dirigir com pneus carecas ou sem cinto de segurança.


Imperícia – trata-se de falta de habilidade. Não possui conhecimento técnico ou habilidade para realizar as manobras necessárias ao ato de dirigir. Exemplo: dificuldades para estacionar ou subir lombadas.


A palestra sobre “Direção Defensiva” aconteceu durante a parte da manhã em razão de um imprevisto que impossibilitou a vinda do palestrante que abordaria o tema “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", previsto para o horário originalmente. Para hoje (18), a programação segue normalmente.


Confira e participe!


* 18/10 (terça-feira)


10 horas: Prevenção às Drogas - Valorização à Vida 


Dr. Aymoré Drummond


15 horas - O Amor que Cura 


Padre Carlos Vicente


* 19/10 (quarta-feira)


10 horas: Viver Bem a Vida - Câncer de Mama


Drª Roselaine Garcia Abreu


15 horas: Entendendo o que é o Consumo Sustentável


Claudio Senna Venzke – Doutor no PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


* 20/10 (quinta-feira)


10 horas: Palestra sobre DST e AIDS


Enfermeira Helena Maichrzak


16 horas: Higiene Bucal


Dentista Karen Bier


* 21/10 (sexta-feira)


10 horas: Palestra sobre Gratidão


Sandra Scotto - Téc. de Enfermagem 


13h30: Felicidade - Desfrutando a Vida com Plenitude


Jorge Geisler – especialista em cooperativismo pela Unisinos; graduado em Administração de Empresas pela Unisinos


20/10/16 - 13:49:10