Cirurgião da Unimed Vale do Cai participa de evento internacional de Cirurgia Bariátrica




Dr. Cacio Wietzycoski


De 26 de setembro a 1º de outubro, o Brasil recebeu o maior evento mundial em Cirurgia Bariátrica. A cidade do Rio de Janeiro foi sede do Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO, sigla em inglês) em 2016. A IFSO, que reúne mais de 40 entidades de diversos países, é a mais prestigiada associação médica internacional quando o assunto é cirurgia bariátrica e a escolha do Brasil como sede do Congresso Mundial confirma a posição de liderança do país na especialidade. 


A Unimed Vale do Cai esteve representada pelo Dr. Cacio Wietzycoski, cirurgião bariátrico e coordenador da Equipe Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da cooperativa. Segundo o Dr. Cacio, os mais importantes cirurgiões e pesquisadores nos campos da obesidade, cirurgia bariátrica e diabetes estavam reunidos nesse congresso, realizando palestras e discussões de alto nível. O congresso também contou com a presença de várias especialidades associadas como endocrinologistas, cardiologistas, psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, enfermeiras bariátricas, entre outros.


A nutricionista Grasiane Garbellotto, que também acompanha os pacientes da equipe do Dr. Cacio, esteve presente no congresso e avaliou como extremamente importante a participação das especialidades nos congressos de bariátrica para manter uma atualização constante e estar em contato com os mais recentes estudos na área de obesidade e metabolismo. “Além de ser uma chance ímpar de trocar experiência com outros membros de equipe multidisciplinares de várias partes do mundo”, destacou Grasiane.


Região Sul representada na Comissão Nacional de Jovens Cirurgiões da SBCBM


Durante o congresso, o Dr. Cacio também recebeu o convite da direção da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) para representar a região Sul na Comissão Nacional de Jovens Cirurgiões da SBCBM. Essa comissão, criada pelo atual presidente da SBCBM, Dr. João Caetano Marchesini, tem por objetivo auxiliar jovens cirurgiões que estão iniciando na cirurgia bariátrica e dar suporte em questões societárias, apoio de preceptoria e orientações para produção científica, marketing e ética em cirurgia bariátrica. “Tudo isto para manter o alto nível de segurança e confiabilidade da cirurgia bariátrica que oferecemos aos pacientes”, salienta Dr. Cacio. 


Edição especial da Revista ABCD


Na ocasião, também foi realizada uma edição especial da revista científica ABCD, uma das mais importantes em Cirurgia Digestiva, em que foram publicados os principais artigos originais do Congresso Mundial da IFSO. 


Nesta revista, o Dr. Cacio publicou um artigo em que demonstrou experimentalmente (em modelo animal) os benefícios da cirurgia metabólica (cirurgia do diabetes) na melhora do estresse oxidativo que ocorre no sangue, pulmão e fígado em portadores de diabetes, mesmo sem a presença de obesidade grave. “Isto vem ao encontro de um dos temas mais discutidos durante o congresso da IFSO: proposta das sociedades mundiais para diminuição do IMC (índice de massa corporal) para indicação de cirurgia metabólica em pacientes diabéticos”, explica. 


“Atualmente a cirurgia somente é autorizada em pacientes com IMC>35 (IMC=peso/alturaXaltura) e a proposta das sociedades mundiais é de que pacientes com diabetes que não conseguem adequado controle da doença com medicações e alteração dos hábitos, possam ser submetidos a cirurgia metabólica com IMC>30”, complementa. Essa medida serve para prevenir a progressão da doença e evitar que em longo prazo atinja órgãos alvo como fígado, pulmão e rins.


17/10/16 - 08:23:13