SOS Unimed presente no Simulado de Evasão Geral do Polo Petroquímico




Equipe realizou transporte de “vítima” até o HUVC


A Unimed Vale do Caí participou do 4º Exercício Simulado de Evasão Geral, do Polo Petroquímico de Triunfo, na manhã da última quinta-feira (15). A atividade deste ano envolveu emergência tecnológica, incluindo simulação de atendimento a vítimas. Para isso, foi solicitado um atendimento de emergência para a ambulância do SOS Unimed.


A equipe do SOS Unimed realizou o deslocamento até o Polo para efetuar o atendimento e transporte da “vítima”, que apresentava queimaduras no corpo, ao Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). No HUVC, a equipe de enfermagem também simulou a chegada da vítima e os primeiros atendimentos. “Apesar do simulado ser organizado com foco no Polo, também serve como parâmetro para avaliar o preparo da equipe do HUVC em atendimentos desse porte”, explicou o plantonista Dr. Magnus Muller, que acompanhou a ambulância no deslocamento.


Objetivo é a prevenção


Segundo os organizadores da ação, o objetivo do simulado é treinar os trabalhadores do Polo sobre como proceder em situações de emergência, bem como avaliar a atuação das equipes de brigadistas e de atendimento a emergências médicas do complexo e divulgar junto aos colaboradores e terceiros os procedimentos de emergências a serem seguidos.


“Esse foi nosso quarto exercício integrado. Os objetivos foram plenamente atendidos e atestam nossa sinergia e evolução contínua à integração das melhores práticas em gestão de segurança no condomínio industrial”, diz Sidnei Anjos, diretor administrativo do COFIP. Nas próximas semanas, será feita uma análise crítica dos resultados das avaliações realizadas pelas equipes que acompanharam o exercício.


Participaram cerca de seis mil funcionários e terceiros das empresas Braskem, Videolar-Innova, Arlanxeo, Oxiteno, White Martins e Odebrecht Ambiental. O 4º Simulado de Emergência foi organizado pelos grupos técnicos do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e PAM Médico e Comissões de Gestão de Crises e de Infraestrutura do COFIP. Também participaram a Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da CORSAN (SITEL), a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros.


* Com informações do Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP)




19/09/16 - 13:51:53