Pacientes que realizaram cirurgia bariátrica participam de mais um encontro




Diversas atividades foram realizadas no quiosque do HUVC


Pacientes que realizaram o procedimento de Cirurgia Bariátrica participaram de mais um encontro organizado pela Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Unimed Vale do Caí. A atividade foi realizada no último sábado (3), no quiosque do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) e também contou com a presença de familiares dos pacientes. 


No evento, foi realizada uma gincana com os participantes divididos em grupos, integrando atividades físicas e o incentivo à alimentação saudável. O objetivo desses encontros é realizar o acompanhamento dos pacientes e das famílias, além de promover uma atividade que estimule o cuidado e incentive a integração. “Este contato próximo da equipe com os pacientes, e entre eles mesmos, facilita a disseminação das boas práticas e dos bons exemplos de alimentação e estilo de vida saudáveis”, destaca Dr. Cacio Wietzycoski, cirurgião bariátrico e coordenador da equipe multidisciplinar. “O evento foi um sucesso, mesmo com um dia chuvoso, contou com a presença de mais de 40 pessoas”, avalia. 


A cirurgia bariátrica representa uma das ferramentas usadas no controle da obesidade. De acordo com o Dr. Cacio, o acompanhamento multidisciplinar e a mudança dos hábitos de vida são tão ou até mais importantes que o ato cirúrgico. “Por isso a nossa equipe busca manter os pacientes em acompanhamento especializado por longo período, para que os efeitos da cirurgia se mantenham e a melhora da qualidade de vida seja mais expressiva”, explica. “Esses encontros são uma forma bastante eficaz de manter o vínculo dos pacientes com a equipe e criar ou fortalecer o vínculo entre os próprios pacientes e familiares, levando à troca de experiências e ao esclarecimento das muitas dúvidas que surgem depois da cirurgia”, afirma. 


Além do Dr. Cacio Wietzycoski, também estiveram presentes os seguintes integrantes da equipe multidisciplinar: Dra. Aline D'Avila, endocrinologista; Dr. Everton Jacobi, cirurgião; a enfermeira Bariátrica Cristina Oliveira; a psicóloga Patrícia Cruz; as nutricionistas Caroline Drummond e Grasiane Garbellotto; e as fisioterapeutas Silvia Barcelos e Cristiane Reinheimer. O evento contou com o apoio da Unimed Vale do Cai e da Jomhedica Produtos Hospitalares.


Encontros seguem as diretrizes da SBCBM e a Legislação do Conselho Federal de Medicina 1942/2010


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) determina que seja feito com o paciente acompanhamento pré e pós-operatório, por no mínimo dois anos. A Equipe Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Unimed Vale do Caí realiza encontros, periodicamente a cada semestre, com atividades e palestras de temas relacionados à cirurgia. Muitos pacientes, justamente por criarem vínculo com a equipe e com os demais, continuam participando dos encontros mesmo após concluído o período de acompanhamento.


Os encontros também seguem o Protocolo de Psicologia, um documento aprovado pela Comissão Técnico-Científica da SBCBM que estabelece diretrizes para a Assistência Psicológica de pacientes bariátricos. Desde 2011, quando o procedimento começou a ser realizado na Unimed Vale do Caí, 380 pacientes já passaram pela cirurgia.


13/09/16 - 09:32:28