Amigas do Peito realizam ação de conscientização contra o câncer de mama






Grupo distribuiu material informativo no HUVC


O Grupo Amigas do Peito, do Espaço Vida Unimed, realizou ações de conscientização contra o câncer de mama, na tarde de ontem (18), no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). A atividade foi alusiva ao Dia Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama, que é celebrado no dia 18 de julho.


As participantes percorreram os setores do HUVC, distribuindo material aos colaboradores e pacientes destacando a importância da realização de mamografia e de consultas periódicas no ginecologista. Para a psicóloga Maria Paulina Pölking, coordenadora do grupo, a realização da atividade pelas integrantes do grupo significa a continuidade do cuidado com elas mesmas. “Além disso, elas possuem uma voz mais forte para incentivar a prevenção ao darem seus depoimentos de vida”, reforça. “Esse tipo de atividade representa o fortalecimento e a importância do autocuidado”, destaca. 


O Grupo Amigas do Peito é formado por mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama e estão ou estiveram em tratamento. Elas se reúnem todas as segundas-feiras no Espaço Vida Unimed, das 14 às 15 horas. Durante os encontros, elas trocam experiências e realizam atividades motivadoras para a prevenção do câncer de mama com o acompanhamento psicológico e orientação de diversos profissionais da saúde. O grupo é aberto à comunidade. O Espaço Vida Unimed está localizado na Rua Osvaldo Aranha, 1719, no centro de Montenegro.


Sobre o Dia Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama


Foi sancionada em 15 de julho de 2004, no Palácio Piratini, a lei que estabelece 18 de julho como o Dia Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama. O projeto prevê que, na data, o poder público, empresas e entidades civis realizem atendimentos, exames, palestras e outras promoções, visando à redução dos índices de mortalidade devido à enfermidade. A mobilização ocorre em todo o Estado.


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul


19/07/16 - 09:24:36