HUVC recebe importante premiação




Janaina Scopel, Zulmara Fruet, Monique da Motta, Silvana Kuhn e Fernanda Cherobini


O Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) conquistou um importante reconhecimento pelas práticas adotadas na prevenção de lesões de pele: a Certificação Diamante Prime concedida pela empresa 3M. A categoria Diamante Prime é a última fase no reconhecimento da manutenção da integridade da pele. Esta certificação é concedida quando, além da prevenção de lesões de pele (úlceras por pressão) e por adesivos, são realizados os cuidados com a dermatite associada à incontinência urinária e fecal. “Esse é um grande passo para o cuidado integral com a pele do paciente”, ressaltou a enfermeira Silvana Kuhn, coordenadora do Grupo de Pele, responsável pelas ações de prevenção.


O Grupo de Pele do HUVC é formado pelas enfermeiras Silvana Kuhn, Janaína Scopel, Zulmara Fruet, Fernanda Cherobini, pela nutricionista Monique da Motta e pela gerente de enfermagem, Orizontina de Lima. Esta comissão organizou um protocolo institucional para melhor assistir o usuário durante o período de internação. De acordo com Silvana, a prevenção de lesões de pele envolve cuidados essenciais e contínuos, como higienizar, proteger e hidratar. “Tais ações formam um poderoso sistema de prevenção de lesões e proteção da pele. Assim, a capacitação contínua dos profissionais envolvidos também é de extrema importância”, ressalta Silvana.


O objetivo do Grupo de Pele é orientar profissionais da saúde, pacientes e familiares sobre a importância no cuidado e prevenção de úlceras por pressão (UPP). Elas são lesões causadas pela interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo e se desenvolve devido a uma pressão aumentada neste local por um longo período de tempo. Também estão relacionados ao surgimento das UPPs, à desnutrição, emagrecimento, restrição prolongada ao leito, entre outros.


O HUVC já havia sido reconhecido pelas boas práticas adotadas na prevenção de lesões, em 2014, quando recebeu o certificado na categoria Diamante. Em 2015, recebeu a recertificação. A Certificação Diamante Prime foi entregue no fim do mês de maio, em uma cerimônia realizada em São Paulo.


15/06/16 - 09:10:29