Semana da Enfermagem inicia com foco no atendimento humanizado




Colaboradores lotaram o Anfiteatro do HUVC


A Unimed Vale do Caí deu início às atividades de comemoração à Semana da Enfermagem. Durante o dia de ontem (17), no Anfiteatro do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), foram realizadas palestras com foco na capacitação e no reconhecimento, principalmente, de enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Durante a chegada dos participantes do evento, o professor de violino Daniel Kich realizou uma apresentação especial. A abertura das atividades foi realizada pelo presidente da cooperativa, Dr. Paulo Sehn, que destacou a importância da equipe da enfermagem, uma das principais razões de existência do hospital. “O médico só tem sucesso com o apoio da equipe de enfermagem”, ressaltou. Ele também lembrou a necessidade da união entre a qualidade técnica e a humanização no atendimento. “A imagem do hospital é promovida por sua enfermagem”, salientou.


Ainda durante a abertura do evento, o gerente administrativo do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), André Luiz Hinterholz, e a gerente de enfermagem, Orizontina Maerker, agradeceram a presença dos colaboradores e destacaram a atuação dos profissionais de enfermagem no dia a dia do hospital.


Programação abrange cuidados diversificados


Diante de um anfiteatro lotado, a primeira palestra do dia foi “Humanização no atendimento – Uma nova visão”, ministrada pela publicitária Lisiane Szeckir Batista da Silva. “O objetivo não é ensinar como atender os pacientes, e, sim, possibilitar a reflexão sobre o dia a dia e sobre como estamos agindo e nos preocupando com os outros”, explicou. 


Ao longo do dia, também foram realizadas as palestras “Indicação para implantação de PICC (Cateter Venoso Central de Inserção Periférica) em paciente adulto”, com a enfermeira Clarice Alves Fagundes; “Cuidados de Enfermagem com NPT (Nutrição Parenteral)”, ministrada pela farmacêutica Ivete Dovigi; e mais uma edição da palestra “Humanização no atendimento – Uma nova visão”, com Lisiane Szeckir Batista da Silva. A programação segue durante todo o dia de hoje, das 10 às 17 horas.


A Semana da Enfermagem é promovida pela Comissão de Educação Permanente (CEP) do HUVC, com apoio da direção do HUVC, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do setor de Gestão de Pessoas.


Programação de quarta-feira (18/5)


10 às 11 horas – Teatro


Enfermagem é Arte – Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)


12 horas às 13h30 – Almoço especial


13h30 às 14h30 – Cobertura segura


Palestrante: Vinícius Leivas Merlo – Enfermeiro Especialista em Acessos Vasculares e Terapia Infusional, pelo Hospital Albert Einstein


15 horas às 15h50 – Cuidados com o Preparo e Administração de Quimioterápicos 


Palestrante: Janete Lermen – Enfermeira, Especialização em Oncologia


Palestrante: Tatiana Koval – Farmacêutica, Especialista em Análises Clínicas e Pós-Graduanda em Preparação e Administração de Quimioterápicos.


15h50 às 16 horas – Coffee Break


16 às 17 horas – Coleta de cordão umbilical


Palestrante: Fabrizio Blank Loth – Enfermeiro, Coordenador Técnico e Gestor da Qualidade da empresa Hemocord.


19/05/16 - 09:39:47