Espaço Vida Unimed promove ação “Menos sal. Mais saúde”


Para lembrar o Dia Nacional da Prevenção e do Combate à Hipertensão, comemorado hoje (26), o Serviço de Medicina Preventiva do Espaço Vida Unimed Vale do Caí realizou atividades de conscientização durante toda a segunda-feira (25). Na parte da manhã, foi verificada a pressão arterial dos colaboradores do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), da Operadora e da comunidade. 


Além disso, também foram passadas orientações sobre o consumo de sal, que deve ser de cinco gramas por dia, e distribuídas pequenas porções de “sal de ervas”, que pode ser utilizado como substituto ao sal comum (confira a receita abaixo). “Você gosta de trabalhar sob pressão? Os órgãos do nosso corpo também não! E é isso que acontece quando não ficamos atentos à nossa pressão arterial”, explicou a nutricionista Leila Dutra.


À tarde, as atividades foram realizadas no Espaço Vida Unimed, com os colaboradores, a comunidade e a presença dos grupos Vida Saudável e Amigas do Peito. No total, foi verificada a pressão arterial de 244 pessoas, sendo que 68 estavam com a pressão alterada, representando 27,8%. “Para estes casos, foram passadas orientações mais específicas de prevenção e sugestões de mudança de hábitos para cuidar da saúde”, destacou a gerente do Espaço Vida, Rosmari Pagnussat. 


O que é a hipertensão?


Pense em uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos as pontas dos esguichos, a pressão dentro da torneira aumenta. É mais ou menos isso o que ocorre com o coração e os vasos de quem tem Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), também chamada de pressão alta. Na HAS, a pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão é igual ou maior que 140 x 90 mmHg ou, 14 por 9. É importante salientar que para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial são necessárias mais de uma medida da pressão arterial.


O que causa?


Hereditariedade, obesidade, estresse, excesso de sal, má alimentação e sedentarismo


Cuidados


* Alimentação saudável


* Evitar o estresse


* Manter o peso ideal


* Diminuir o sal da cozinha. Utilizar mais temperos naturais (orégano, manjericão, alecrim...)


* Ler o rótulo dos alimentos, evitando o consumo exagerado de sódio


* Evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos


Como preparar o “sal de ervas”:


* Separe partes iguais de ervas secas (alecrim, manjericão, orégano, salsinha) e sal


* Bata tudo no liquidificador


* Guarde em um pote de vidro bem fechado e utilize no lugar do sal comum


 




26/04/16 - 13:33:05