Parabéns, HUVC!




O Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) completa 16 anos de história hoje (31). A inauguração do HUVC marcou o pioneirismo da Unimed Vale do Caí no Rio Grande do Sul, sendo a primeira Unimed do Estado a construir o seu próprio complexo hospitalar para atendimento conveniado e particular. E, desde então, a inovação seguiu como um dos pilares do HUVC.


Unindo infraestrutura, técnicas modernas de tratamento e atendimento humanizado, o HUVC se tornou referência em saúde. Esse reconhecimento só foi possível devido à dedicação e ao empenho dos médicos cooperados e todos os colaboradores da Unimed da Vale do Caí, que contribuem diariamente com a continuidade dessa história.


Para aproveitar a ocasião, o Jornal Ibiá preparou um caderno especial sobre o aniversário do HUVC. Confira a publicação neste link.


16 anos de um sonho concretizado


A construção de um hospital próprio da Unimed Vale do Caí já fazia parte dos planos na primeira assembleia da cooperativa, realizada em 1972. Com a inauguração do Centro Ambulatorial Unimed, em 1995, oferecendo equipamentos e instalações em nível de excelência, a cooperativa passou a atender, mais adiante, inclusive a procedimentos de maior complexidade. Essa demanda reafirmou a necessidade de um hospital completo.


Assim, foi formada uma comissão, integrada por médicos cooperados, que passou a elaborar um projeto, baseado em pesquisas em outros hospitais, que atendesse às necessidades de atendimento e estivesse de acordo com os recursos disponíveis para o projeto. A comissão era formada pelos médicos Dr. Ricardo Ossanai (presidente), Dr. Francisco Pölking, Dr. Odon da Silveira Filho, Dr. Sergio Pedro Siebel, Dr. Waldir João Kleber, Dr. Paulo Roberto da Fonseca Polett, Dr. Eduardo Azevedo e Dr. Vanderlei Vante Duarte, todos ainda cooperados da Unimed Vale do Caí.


O estudo apontou o Hospital Medianeira, de Caxias do Sul, como modelo escolhido devido à estrutura horizontal do prédio, sem a necessidade do uso de elevadores, que possibilita facilidade no acesso e abastecimento do hospital. Com o projeto definido, era hora de encontrar um local para a construção do prédio.


Após a procura pelo terreno, as negociações e o preparo do local para receber a estrutura do hospital, em 21 de junho de 1997 foi lançada a pedra fundamental do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). Financiamentos, mudanças na regulamentação dos planos de saúde, parcerias e convênios marcaram os cerca de três anos da construção do prédio. E em 31 de março de 2000 foi realizada a inauguração do Hospital Unimed Vale do Caí.


31/03/16 - 09:13:29