Unimed Vale do Caí e SESCOOP formam mais uma turma de jovens aprendizes




Jovens receberam seus diplomas durante cerimônia no HUVC


A Unimed Vale do Caí realizou a formatura dos 16 alunos participantes do Programa Aprendiz Cooperativo 2014/2015. A iniciativa é uma parceria da cooperativa com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SESCOOP). A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (15), no anfiteatro do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), com a participação de representantes da Unimed Vale do Caí, do SESCOOP e de familiares dos formandos.


Durante o evento, os alunos receberam o diploma de participação do curso. A turma teve início em fevereiro de 2014 e, desde então, realizou 1100 horas de atividades, divididas em 400 horas teóricas e 700 práticas na cooperativa. Desse grupo, quatro aprendizes foram efetivados como colaboradores.


“Vocês abriram mão de muitas atividades para estarem participando desse programa. Muitas vezes os frutos são colhidos mais tarde; tem que ir atrás do estudo para conquistar algo. É preciso esforço para atingir os objetivos que se espera alcançar”, destacou o gerente hospitalar da Unimed Vale do Caí, André Hinterholz durante a solenidade. A próxima turma do Programa Aprendiz Unimed inicia em fevereiro.


Programa Aprendiz Cooperativo


Além de atender à Legislação, a iniciativa é uma oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho e conseguirem seu primeiro emprego. Os participantes também têm a oportunidade de conhecer e praticar os princípios do cooperativismo. O material didático (mochila, apostilas, caderno e caneta) é fornecido pelo SESCOOP/RS e o jovem recebe um auxílio de custo mensal e vale transporte.


Na parte teórica, os alunos estudam em sala de aula lições de cooperativismo, informática, empreendedorismo, matemática financeira, introdução à administração, mercado de trabalho, entre outros temas. Depois, aplicam os ensinamentos dentro da cooperativa na forma de estágio remunerado. Após o período de estágio, há chances de contratação.


Apenas no primeiro semestre do ano passado, o Programa esteve presente em 47 municípios do Rio Grande do Sul, com mais de 2100 jovens participantes em 98 turmas.


 


Formandos 2014/2015


Alisson Nascimento Camargo


Bruno Shommer


Carlos Alexandre Koch de Souza


Émerson dos Santos


Gabriel Azeredo de Mello


Gabriel da Silva Pohren


Gabriela de Azevedo Morais


João Pedro de Oliveira Behrens


Jóice Andriele de Lima Bizarro


July Ruana da Silva


Katiana Sant Ana de Castro


Lorenzo de Quadros Ribeiro


Mariana Flores


Rita de Cássia dos Santos Rocha


Thomas Nascimento Camargo


Yuri de Souza


19/01/16 - 15:02:59