Agora é a vez da conscientização do Novembro Azul


  


Colaboradores da Operadora, do Espaço Vida e do Hospital estão utilizando uma fitinha azul em alusão à Campanha


Em alusão à Campanha Novembro Azul, os colaboradores da Unimed Vale do Caí estão usando um lacinho com a cor da ação. A iniciativa busca promover a conscientização para a importância da prevenção ao câncer de próstata. A fitinha foi entregue aos funcionários, além de clientes que se encontravam nas recepções desses locais.


O que é?


A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.


Quais são os exames para detectar a doença?


A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.


Números no Brasil


No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença exige exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse câncer é o sexto tipo mais comum no Brasil.


Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia


05/11/15 - 09:27:57